quarta-feira, 24 de março de 2010

A vida é mesmo assim...

Escrever não é tarefa fácil e ainda mais escrever coisas quesentimos, e tentar racionalizar isso um mundo caótico e de grandes contrastes. Quando paro para pensar no mundo e na sociedade em que vivemos, de cara já sinto náuseas, rs... é como quando em "Hanna e suas irmãs" filme do grande Woody Allen, o próprio ao ter uma suspeita de que tinha um câncer no cérebro inicia uma crise neurótica e chega a pensar em se matar por não suportar a finitude humana e a incerteza de Deus comoquem guarda e proteje a vida.
Fico de cara como a sociedade de consumo atual não valoriza o amor, e só tendem a isso quando os efeitos do tempo já se fazem sentir. gosto de pensar no amor pois atualmente me parece a única coisa que realmente tem sentido no mundo. Ou será que nem mesmo o amor tem sentido? "A unica certeza absoluta que o homem tem é que a vida nao tem sentido" Tolstoi.

Talvez o que se deva tirar desse raciocínio do autor Russo é que o homem procura coisas erradas, ou que apenas confunde muito as coisas. Ora, essa sociedade de consumo atual, de riqueza de poucos, pobreza de muitos,mídia, globalização, depressão. Tudo o que distorce a visão do homem sobre o homem e criam valores onde o sucesso pessoal (digo financeiramente), são dados comoos valores mais elevados do ocidente.
Em trecho retirado do blog acasadevidro.wordpress.com , um trecho me chamou bastante atenção onde diz, “o que mais mata no mundo, hoje, é o suicídio. Foram 815 mil suicídios naquele ano, contra 520 mil mortes ocasionadas por crimes e 310 mil em guerras. Ou seja, seria preciso somar as mortes decorrentes de crimes e guerras para empatar com o número de suicídios. Naturalmente, isso depende da região. Em alguns países, é a guerra que ocasiona mais mortes – como no Iraque. Em outros, como o Brasil, são os crimes. Portanto, o mal-estar moral e ético, que pode levar a pessoa ao suicídio, manifesta-se maneira mais forte no hemisfério norte, justamente aquele cuja cultura costuma ser considerada como a mais avançadae a mais desejável do mundo ocidental.” (DE LA TAILLE, 2009, pg. 9)As pessoas com certeza andam mais tristes e depressivas é notório. Assim me pergunto o que estaríamos procurando em nossas vidas? quais são os valores para uma sociedade que viva para o amor, a liberdade e a igualdade?
Nem o amor está livre dos grandes problemas da modernidade. E mesmo com tanta gente no mundo ainda pode-se sentir a sensação de estar sozinho. O foco está equivocado e assim se joga uma vida inteira no lixo.



Não existiria som
Se não houvesse o silêncioNão haveria luz
Se não fosse a escuridãoA vida é mesmo assim,
Dia e noite, não e sim...
Cada voz que canta o amor não diz
Tudo o que quer dizer,
Tudo o que cala falaMais alto ao coração.
Silenciosamente eu te falo com paixão...
Eu te amo calado,Como quem ouve uma sinfonia
De silêncios e de luz.
Mas somos medo e desejo,
Somos feitos de silêncio e som,
Tem certas coisas que eu não sei dizer...A vida é mesmo assim,
Dia e noite, não e sim...
Eu te amo calado,
Como quem ouve uma sinfonia
De silêncios e de luz,

Mas somos medo e desejo,
Somos feitos de silêncio e som,
Tem certas coisas que eu não sei dizer...
E digo.(Lenine)


"São só pensamentos soltos traduzidos em palavras, para que você possa entendero que eu também não entendo" J Quest.


ps: Este é um artigo otimista. E digo mais, nossa visão de mundo se afeta quando estamos
apaixonado e amando, noutra ocasião não sei se pensaria dessa forma. rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário